quarta-feira, 11 de abril de 2007

Esse é o exercito brasileiro

Não tem nada a ver com a midia, mas não posso deixar de comentar a resistencia do general Enzo Martins Peri, no emprego das tropas militares nas ruas do rio. (materia completa aqui)
A restrição em apoiar a proposta foi manifestada ontem em conversas com colegas da cúpula do Exército e com o general Luiz Cesário da Silveira Filho, comandante militar do Leste (representação oficial da Força no Estado).
Nas reuniões, Peri disse que o exercito só vai atender as reinvindicaçoes do governador do rio caso ele se declare incapaz de desempenhar seu dever constitucional de suprir a segurança.
O comandante do Exército disse ontem a seu staff que a lei é clara: a "missão", se ocorrer, será dentro das formalidades da lei, com princípio e fim, senão haverá o que na cúpula da Força está chamando de "vulgarização" do emprego de militares na segurança pública.
O Rio precisa de ajuda, principalmente às vesperas do Pan. Após a gestão dos "Garotinhos", balas perdidas e milicias nas favelas, esta mais do que clara essa necessidade. Grande parte do exercito tem base no Rio, ou seja, nem um grande deslocamento seria necessario. Mas o general não quer "vulgarizar" a ação militar. Vai ter que trabalhar sim general. Sai de tras dessa mesa e coloca suas tropas nas ruas, mas desta vez é pra defender a população, heim.

Nenhum comentário: