quarta-feira, 11 de abril de 2007

A imprensa tenta, mas não consegue

A popularidade do governo esta em alta, mesmo com a imprensa passando uma imagem contraria.
Itami Campos, cientista politico, explica. Ele diz q a popularidade do presidente e do próprio governo se deve aos bons resultados da economia e no fato de Lula falar a linguagem que o povo quer ouvir. “O povo se identifica com ele, ainda mais quando ele usa a linguagem do futebol. As gafes, ele comete apenas para os intelectuais. Para o povo, ele é simples, alguém do povo.”Professor da Universidade Católica de Goiás, o cientista político Sílvio Costa diz que o crescimento da popularidade de Lula e do governo durante a pesquisa, de avaliação é dada levando-se em conta uma série de fatores, principalmente as condições de vida de quem está fazendo a análise. “Num momento em que as pessoas comem melhor no Brasil hoje, conseguem deixar a miséria e fazer parte da classe consumidora, a tendência é avaliar bem Lula.”Sílvio Costa diz ainda que o fato de Lula ser alvo de críticas constantes, principalmente da grande imprensa, não impede a melhora na avaliação. Segundo ele, a imagem que o ex-torneiro mecânico passa à maioria do eleitorado é a da sua história de luta e sinceridade. “A crise do apagão aéreo, por exemplo. A maioria da população não anda de avião e nem está tão preocupada com isso. O apagão atinge a classe média, que já tem posição contrária ao governo.”“Por mais alarde que a imprensa faça com as crises sucessivas, para a maioria da população os fatores parecem contraditórios, pois eles comem melhor, vivem melhor e não dão muita bola para os estardalhaços que jornais, revistas e emissoras de TVs fazem com determinados assuntos”, completa.
A confiança no Presidente Lula e em seu governo é tamanha que 40,8,% dos entrevistados pela pesquisa CNT/Sensus concordam com a exigência dos partidos políticos de participar de ministérios em troca de apoio ao governo no Congresso Nacional – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por exemplo, foi criticado por barganhar cargos com os partidos da base durante a formação de seus dois governos.
A Igreja é a instituição que goza da maior confiança junto ao cidadão, com 37,2%; de acordo com o estudo. É seguida pelas Forças Armadas (16,5%); Imprensa/Meios de Comunicação (11,2%) ; Justiça (9,5%); Governo Federal (5,0%); Polícia (3,4%) e Congresso só (1,1%).
O texto completo esta no blog Amigos do presidente Lula

Nenhum comentário: